top of page
Foto do escritorRoberto Júnior

Impacto Global da Interrupção de Transporte no Mar Vermelho, Afirma Maersk


A A.P. Moller-Maersk informou nesta quarta-feira que a interrupção no transporte de contêineres pelo Mar Vermelho tem causado impactos globais, afetando além das rotas comerciais entre o Extremo Oriente e a Europa, toda a sua rede mundial.


Desde dezembro, empresas do setor têm redirecionado embarcações para contornar o Cabo da Boa Esperança, na África, visando evitar ataques de militantes Houthi, alinhados ao Irã, no Mar Vermelho. Esses desvios aumentaram os tempos de viagem e os custos de frete.


Em 1º de julho, a Maersk alertou que os próximos meses seriam desafiadores devido às contínuas interrupções no Mar Vermelho. A empresa destacou que o efeito em cascata dessas interrupções se estende além das rotas primárias, gerando congestionamento em rotas alternativas e hubs essenciais para o comércio com o Extremo Oriente da Ásia, Ásia Central Ocidental e Europa.


Portos em toda a Ásia, incluindo Cingapura, Austrália e Xangai, estão enfrentando atrasos devido às mudanças de rota dos navios e os cronogramas interrompidos. A Maersk exemplificou que sua rede na Oceania foi prejudicada pelo congestionamento nos hubs do Sudeste Asiático, provocado pela escassez de equipamentos e restrições de capacidade devido à interrupção no Mar Vermelho.


A empresa acrescentou que os atrasos nos centros do Sudeste Asiático representam um risco de interrupção nos portos australianos, resultando em tempos de espera mais longos e outros atrasos. O congestionamento e a interrupção também se estenderam aos portos do nordeste da Ásia e da Grande China, causando atrasos.


Apesar desses desafios, a Maersk afirmou que a demanda por carga marítima continua robusta globalmente e que o grupo está trabalhando para minimizar as interrupções para os clientes, inclusive garantindo contêineres adicionais. A empresa está se preparando para interrupções contínuas, ajustando sua rede e estratégias de fornecimento conforme necessário.



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page